FVS e Seduc fazem videoconferência preparatória para a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo com equipes do interior
As equipes de saúde dos municípios do interior do Amazonas participam nesta quarta-feira (01/08), a partir das 17h, de uma videoconferência preparatória para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que ocorrerá no período de 06 a 31 de agosto, em todo o país. O Dia D acontecerá em 18 de agosto.
A videoconferência será realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Será direcionada aos agentes de saúde dos 61 municípios do interior, envolvidos nas atividades de imunização, no período da campanha.
A transmissão para os municípios será feita pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) diretamente para salas do Sistema de Educação Mediado Por Tecnologia em todos os municípios.
No Amazonas, por conta do surto de sarampo, a campanha de vacinação abrangerá a faixa etária de crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos. No restante do Brasil, será a partir de 12 meses. Ao todo, cerca de 510 mil doses de vacina contra a pólio e sarampo devem ser usadas durante o período.
SARAMPO – A FVS informa, por meio da 19ª edição do Boletim de Resposta Rápida para o Surto de Sarampo do Amazonas, que o Estado tem 5.404 casos notificados da doença, distribuídos em 31 municípios. Destes, 741 casos foram confirmados, sendo 562 em Manaus e 180 em Manacapuru. Seguem em investigação 4.470 casos da doença.
As cidades do Amazonas com maior número de notificações são:
Manaus – 4.471 casos
Manacapuru – 714 casos
Itacoatiara – 41 casos
Rio Preto da Eva – 34 casos
Iranduba – 29 casos
Presidente Figueiredo – 21 casos
Parintins – 19 casos
Coari – 16 casos
Novo Airão – 12 casos
Autazes – 6 casos
Fonte: Assessoria de Comunicação