ESCOLAS DE MAUÉS GANHAM HORTAS PARA ESTIMULAR HÁBITOS SAUDÁVEIS EM ESTUDANTES
Escolas da rede municipal de ensino do município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus) agora têm hortas em espaços nas próprias instituições. O objetivo é estimular hábitos saudáveis e ecologicamente corretos nos estudantes em contato com o cultivo de frutas, verduras e produtos regionais. A atividade faz parte do programa Horta Escolar, que teve início na última quarta-feira (18), na Escola Municipal Jardim Pinochio, com a presença do prefeito Júnior Leite.
“A proposta maior é que cada aluno possa depois, replicar essa experiência com sua família em casa, criando uma rede de consumo e de cultivo de alimentos naturais”, explicou o prefeito. Na ocasião, foram entregues pela Secretaria Municipal de Produção Rural mudas de couve, alface, cebolinha, coentro, pepino, berinjela, pimentão, tomate cereja e chicória.
No total, 14 escolas na sede do município participarão do projeto da Prefeitura de Maués. A criação e manutenção das hortas contarão com o suporte de técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural, que também irá ceder sementes, mudas, ferramentas e implementos necessários. Os alunos também receberão orientações sobre economia doméstica, meio ambiente e como evitar o desperdício de alimentos.
Na fase inicial do projeto, as hortaliças cultivadas nas hortas serão aquelas mais utilizados no cardápio da merenda escolar, mas de acordo com os interesses e a criatividade dos estudantes, cada unidade irá desenvolver suas próprias culturas. Ainda de acordo com o prefeito Júnior Leite, no final de 2018, as hortas serão avaliadas e as experiências mais criativas e inovadores servirão de modelo para a implantação nas demais escolas da rede municipal de ensino, pois em breve o programa chegará a Zona Rural.
Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Maués