Educação: 12,6 mil alunos voltam às aulas em Maués
Mais de 12,6 mil alunos matriculados nas turmas do ensino infantil e fundamental da rede municipal de educação de Maués, voltaram às salas de aula na manhã da última segunda-feira (5).
Entre as novidades para este ano está a inclusão da disciplina ‘Horta Escolar’ na grade curricular de 42 escolas – 12 na sede e 30 na Zona Rural – e a implantação dos projetos Escola Ativa e Mais Alfabetização. O município também retornou ao programa federal Novo Mais Educação, que destina recursos exclusivamente para melhorar a aprendizagem de crianças e adolescentes em língua portuguesa e matemática.
Desde 2016, Maués não recebia esta verba da União, uma vez que os administradores que estavam terminando sua gestão na prefeitura não renovaram o cadastro do município junto ao Ministério da Educação.
“Com recursos próprios, também adquirimos novos mobiliários para salas de aula, material de expediente, esportivo, cadernos, livros e demais materiais necessários para cada aluno”, acrescentou o prefeito de Maués, Junior Leite.
Com 1.113 profissionais – entre professores, gestores, supervisores, coordenadores, pedagogos entre outros – trabalhando no setor, a Prefeitura de Maués também iniciou o ano letivo apresentando um amplo programa de formação continuada e capacitação.
Durante todo o ano, a prefeitura investirá R$ 1 milhão, dos R$ 3 milhões orçados para a merenda escolar, na aquisição de produtos cultivados por pequenos e médios agricultores rurais de Maués.
Além da estrutura na sede e nas comunidades ribeirinhas, a Prefeitura de Maués mantém 37 escolas e 13 anexos em funcionamento permanente em comunidades Sateré Mawé, com um total de 1,9 mil alunos matriculados.