Concerto ‘Wagner – Bruch – Hindemith’ será apresentado nesta quinta, no Teatro Amazonas

Foto: Michael Dantas/ SEC

Três compositores alemães – Richard Wagner (1813-1883), Max Bruch (1838-1920) e Paul Hindemith (1895-1963), terão suas obras interpretadas pelos músicos da Orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Otávio Simões, nesta quinta-feira (6), às 20h, no Teatro Amazonas, em Manaus. A entrada é gratuita.

O espetáculo “Wagner – Bruch – Hindemith” terá duração de 1h10 e levará ao público três obras destes compositores. A musicista russa Anna Samokish, que entrou na Orquestra Amazonas Filarmônica em 2014, será pela primeira vez a solista deste concerto para violoncelo e orquestra.

“A primeira peça é de Richard Wagner, ‘Prelúdio da ópera Tristão e Isolda’”, explica o maestro Otávio Simões. “Wagner foi um divisor de águas na música e mudou todo o discurso musical principalmente com essa ópera. Além disso, ele tinha uma série de ideias e convicções polêmicas, que influenciou muitas pessoas”, comenta.

A segunda obra será “Kol Nidrei”, de Max Bruch, que, de acordo com o maestro, também é o nome de uma oração judaica feita antes do “Dia do Perdão” (Yom Kipur) e que tem como intuito oferecer a chance das pessoas apagarem votos feitos, porém não cumpridos.

“Max Bruch pegou duas melodias tradicionais judaicas e transformou nesta peça para violoncelo e orquestra. A curiosidade é que Bruch não era judeu, mas mesmo assim se interessou muito pela música da religião judaica”, ressalta Simões.

Ao final da apresentação será executada a obra “Metamorfoses Sinfônicas sobre temas de Carl Maria von Weber (1943)”, de Paul Hindemith.

“Esta é a parte em que sempre colocamos uma peça na qual a Orquestra pode mostrar todo seu brilho e virtuosismo. Nesta obra modernista, o compositor Hindemith pegou uma peça de outro compositor alemão, Carl Maria von Weber, e mudou sua cara, sua harmonia, colocando uma orquestração bem moderna. Ela também possui um alto nível orquestral”, afirma o maestro.

O concerto “Wagner – Bruch – Hindemith” tem classificação livre para o público.

Confira o programa:

Richard Wagner

Prelúdio da ópera “Tristão e Isolda” (1859)

Max Bruch

Kol Nidrei, para violoncelo e orquestra, op. 47 (1880)

Paul Hindemith

Metamorfoses Sinfônicas sobre temas de Carl Maria von Weber (1943)

I. Allegro

II. “Turandot” Scherzo: Moderato – Lebhaft

III. Andantino

IV. Marsch

Serviço: Espetáculo “Wagner – Bruch – Hindemith”, com a Amazonas Filarmônica

Data/Hora: Quinta-feira, 06 de setembro 2018, às 20h

Local: Teatro Amazonas, Av. Eduardo Ribeiro, 659 Centro

Acesso: Gratuito

Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *