Cartório de Itacoatiara faz a primeira inclusão de nome social em título
O Cartório da Zona Eleitoral de Itacoatiara incluiu o nome social de Saoryh Beckman Martins, que procurou a Justiça Eleitoral para realizar a inclusão em seu documento do nome pelo qual já tem o reconhecimento da população.
A inclusão do nome social e a atualização da identidade de gênero podem ser feitas no cartório ou posto de atendimento que atenda à zona eleitoral do interessado. Basta apresentar um documento de identificação com foto no ato da solicitação.
A opção pela autodeclaração de nome e gênero pôde ser feita até hoje, data do fechamento do Cadastro Eleitoral. O nome social constará no título de eleitor e também no cadastro da urna eletrônica e caderno de votação. Já o reconhecimento da identidade de gênero é importante, sobretudo, para os transexuais e travestis que planejam se candidatar. Embora não seja impressa no título, a informação será levada em conta para o cálculo dos percentuais mínimos e máximos de gênero no pleito deste ano, de acordo com a legislação eleitoral.
Após das eleições, quando será reaberto o Cadastro Eleitoral, os eleitores que desejem realizar incluir o nome social em seu cadastro poderão procurar o TRE.