Caminhada marca início da Semana de Conscientização do Autismo em Parintins
Uma caminhada envolvendo vários órgãos es e setores engajados à proteção da criança e do adolescente participaram da caminhada de abertura da Semana de Conscientização do Autismo em Parintins, na tarde de ontem (02/04).
Na Semana de Conscientização do Autismo, que será realizada do dia 2 a 6 de abril, o Grupo de Apoio às Mães de Crianças com Autismo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semasth), participará de uma série de atividades.
Uma intensa programação marcará a Semana do Autismo em Parintins e comeou com uma caminhada pelas ruas da cidade, ciclo de palestras, sessão especial na Câmara Municipal, tarde recreativa e aula inaugural da hidroterapia.
A concentração para a caminhada foi na praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo e depois seguiu em direção à Praça Cristo Redentor. A sessão especial na Câmara, propositura do vereador Telo Pinto, será no dia 4.
De acordo com Márcia Danielle, membro do grupo de apoio às mães de crianças com autismo, o ciclo de palestras ocorrerá na terça-feira, dia 3, no Centro de Estudos Superiores de Parintins.
Márcia Danielle explica que toda essa programação tem o objetivo de mostrar o quanto elas se superam, apesar das limitações, além de conscientização e combate ao preconceito. O trabalho pedagógico e social vem sendo desenvolvido no município de Parintins há mais de 20 anos, como destaca Márcia Danielle.
Dificuldades de interação social, problema de comunicação e comportamento restritivo e repetitivo são os principais indícios do autismo. Por isso, cada vez mais a divulgação de informações sobre a Síndrome do Espectro Autista ajuda a desmistificar o rótulo de doença, fazendo com que a sociedade entenda mais o problema e deixe de lado o preconceito.
FONTE: Repórter Parintins