Associação Amazonense dos Municípios orienta prefeitos a acionarem a justiça contra portal de notícias
A Associação Amazonense dos Municípios (AAM) está oferecendo suporte jurídico para que os prefeitos das cidades citadas pelo site “Portal do Zacarias” como supostos alvos de uma operação sequer anunciada pela Polícia Federal, entrem na justiça com uma ação civil e criminal contra esse veículo de notícias.
“Trata-se de um vídeo irresponsável, sem nenhum comprometimento jornalístico e sem nenhuma verdade, pois ele faz sérias denúncias e não apresenta nenhum tipo de comprovação ou argumentos legais”, afirmou o presidente da AAM e prefeito de Maués, Júnior Leite.
A matéria foi ao ar nessa quarta-feira (19), mas está datada no portal de notícias como tivesse sido veiculada no sábado (22). “Isso é mais uma comprovação da falta de profissionalismo e do sensacionalismo do portal. Durante todo o vídeo divulgado, a pessoa cita supostas denúncias e ações de prefeitos de 19 municípios amazonenses e não apresenta nenhum tipo de documento que dê veracidade à essas informações. Além de ferir a ética jornalística, esse material é um verdadeiro atentado à democracia e à verdade”, explicou Júnior Leite.
Em decorrência da divulgação dessa matéria, a AAM entrou em contato com a Polícia Federal, que informou que não repassa à imprensa nenhuma informação de operações que estejam em andamento ou que ainda não foram deflagradas.
Dessa forma, nenhum jornalista tem acesso às informações de ações da Polícia Federal com antecedência. Ainda de acordo com o presidente da Associação, nenhuma prefeitura foi procurada pelo portal de notícias para que a veracidade das informações fossem checadas.